radio gosoel

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ação e reação

Ação e reação em vendas




* Por João Vidal




a) Você acredita em sorte ou azar?
b) Você tem o hábito de adiar decisões e atitudes?
c) Você fica preso a noticiários e dependente das
circunstâncias do mercado?
d) Você é temeroso, preocupado e inseguro por causa da concorrência e empresas maiores?
e) Você pensa que existe cliente ruim?


Agora vamos avaliar as perguntas acima:


a) No mundo moderno, o conceito sorte ou azar está ficando cada dia mais fora de moda, porque, desde o início dos tempos existe uma lei chamada:
“ação e reação, plantar e colher, investir para ter retorno”
Fica cada vez mais claro quando nomeamos um vendedor para um setor e ele não tem sucesso em suas vendas e logo a seguir virá um sucessor que trabalha não apenas como o vendedor, mas como um profissional de vendas. Este sim, terá um grande sucesso onde o outro fracassou.
Isto não é sorte e nem azar, é mais qualificação, profissionalismo, criatividade, humildade para aprender com os seus próprios erros e concorrentes, dedicação, perseverança e fé em Deus e no seu próprio trabalho!


b) Há um dito popular que todos conhecem: “não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje”. Muitas vezes eu tenho visto vendas serem perdidas pelo simples fato de o vendedor (a) estar sempre concordando em tudo com o cliente, é claro que o cliente tem sempre razão, mais isto tem o seu limite e este limite termina quando existe a necessidade da nossa insistência e perseverança pelo menos em demonstrar com habilidade os nossos produtos ou serviços.
Se deixarmos para o amanhã, certamente a concorrência ocupará o nosso espaço e enfraquecerá a nossa auto-estima e confiança.
Sendo assim, nada de deixar para depois a hora é agora, porque o tempo não para e se você não agir com sutileza e rapidez, certamente num futuro próximo estará fora do mercado.


c) Informações são muito importantes, mais ainda quando não são favoráveis ao nosso meio. Precisamos nos valer do poder da nossa criatividade e irmos á luta, porque nem sempre as notícias nos favorecem, então precisamos decretar a nossa liberdade interior e acreditar que somos capazes de virar o jogo, mudar a situação, pois o que está em jogo é a sobrevivência de empresas e famílias que não poderão esperar para depois.


d) Creio que você já ouviu falar de João batista, aquele que batizou o Jesus Cristo?
Muito bem, talvez você está se perguntando, o que isto tem a ver com vendas e eu digo tudo a ver. Calma! Eu vou lhe explicar e não quero misturar religião com trabalho e sim usar um exemplo que é milenar e mundial:
João Batista foi o precursor de Jesus Cristo, preparou o caminho para uma mudança eterna na vida das gerações daquele tempo e futuras e agora eu pergunto, você já nasceu adulto, falando, andando e sabendo vender?
O caminho percorrido pelos gigantes do mercado atual não foram diferentes, há 30-50-100 anos atrás, existiram homens e mulheres de vendas que foram verdadeiros (as) precursores de uma nova era para muitas empresas que hoje lideram o mercado: e ouso te fazer mais uma pergunta.
Você não sentiria orgulho e prazer em olhar para sua empresa e se lançar como alguém que escreverá uma nova história de sucesso?
As empresas hoje estão em busca de verdadeiros(as) precursores (as).


e) Cada cliente é uma empresa, cada cliente é uma pessoa diferente dirigindo a mesma empresa. Aprenda a psicologia de conhecer melhor os diversos comportamentos do ser humano e compreenderá que antes de vendermos para empresas estaremos lidando com pessoas e assim compreenderá que não existem clientes difíceis e sim pessoas de princípios e temperamento diferentes.




João Afonso Vidal – Consultor, autor de livros, dvds e cds de motivação e técnicas de vendas, com 35 anos de experiência prática em vendas, gerenciamento, liderança, cursos, palestras de motivação, treinamentos e formação de equipes de vendas internas e externas

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