radio gosoel

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

maus habitos

Um profissional é o somatório de sua genética com o que aprendeu na
família, na escola, na comunidade e nas empresas onde trabalhou. Tenho
conhecido muitas pessoas com genética boa, mas com maus hábitos, o que
acaba por prejudicá-las em suas carreiras. São pequenas mas desagradáveis
atitudes que atrapalham muita gente e que acabam por desqualificar bons
funcionários. Não basta ter conhecimentos técnicos ou gerenciais, é
necessário APRENDER A TRABALHAR. Raramente se ensina para alguém como
trabalhar e isto independe da atividade de cada um. Vale para qualquer
profissão. Vejamos alguns hábitos muito ruins e freqüentes em nossos
profissionais:

NÃO ANOTAR: em alguns cursos, interrompo a aula e digo para minha platéia,
que não toma nota de nada: "Vocês não estão assistindo a um show. Isto é um
treinamento e quanto mais vocês anotarem, mais vocês aprenderão. Não
adianta ficar de braços cruzados apenas me ouvindo".

NÃO UTILIZAR AGENDA: fico muito desapontado quando peço algo para uma
pessoa ou quando marco uma reunião e ela não toma nota na agenda. Este mau
hábito demonstra pouco caso com o compromisso assumido e aumenta a
probabilidade do esquecimento.

NÃO OUVIR: hábito deplorável, muito comum em diretores e presidentes.
Quando você fala mais do que ouve, você pára de aprender e fica obsoleto.
Ouvir o que outros falam é uma atitude que demonstra inteligência e
respeito.

NÃO DAR RETORNO: se um profissional não pode atender ao telefone ou
responder imediatamente um e-mail, deve fazê-lo o mais rápido possível,
preferencialmente no mesmo dia. Conheço pessoas que jamais dão retorno.
Você tem que ligar uma segunda vez.

NÃO SER PONTUAL: péssimo hábito, identificador de absoluta falta de
respeito. Há pessoas que SEMPRE se atrasam. Observe a cara ridícula desta
gente quando entra em uma reunião ou em um curso e atrapalha a todos!

NÃO TER O MÍNIMO DE ETIQUETA - manifestar PRECONCEITOS, RACISMOS, atender o
celular no meio de um curso, manter conversas paralelas em uma reunião.

NÃO LER NEM ESTUDAR: profissionais que não sabem pesquisar nem ler nem
estudar não são profissionais. São amadores que devem ser imediatamente
descartados. Uma empresa não progride com gente ignorante trabalhando em
sua equipe.

SER DEFINITIVO DEMAIS: é a característica do burro por convicção. Ele tem
opiniões formadas sobre todos os assuntos e jamais se permite análise
crítica. Como "sabe tudo", não aprende nada e permanece mergulhado em uma
ignorância profunda.

NÃO PERDER A PIADA: são aqueles caras engraçados que fazem todo mundo rir.
Um circo de segunda classe talvez fosse o lugar mais adequado para esta
gente. Ter bom humor é fundamental, mas estar sempre rindo e contando
piadas (especialmente se for para debochar dos colegas ou da própria
empresa) é característica de alguma patologia que mereceria ser investigada
por um psiquiatra.

NÃO SE PREPARAR PARA UMA REUNIÃO: são profissionais que vão para reuniões e
para cursos "de mãos abanando", sem qualquer tipo de preparo. Atitude
deplorável, que prejudica a produtividade das atividades e atrapalha o
grupo.

PROCRASTINAR: o popular "empurrar com a barriga". São os preguiçosos que
sempre deixam algo para amanhã. Não fazem nada rápido e não tem senso de
urgência.

SER ADEPTO DE FOFOCAS: expor a própria vida privada e a dos outros. A
fofoca, embora possa parecer inofensiva, tem efeitos muito nocivos na
produtividade e no ambiente de trabalho.

NÃO TER A VIDA FINANCEIRA ORGANIZADA: aquela velha máxima de deixar os
problemas pessoais "atrás da porta" quando se entra no trabalho não
funciona. Quem tem a vida financeira e pessoal desorganizada é um
profissional de segunda linha, que frequentemente perde o foco e a
capacidade de concentração no trabalho.

NÃO CUIDAR DA SAÚDE; noitadas, excesso de peso e falta de preparo físico
não prejudicam apenas atletas, prejudicam qualquer profissional. Em um
corpo cansado ou doente não existe lugar para o aprendizado e para a
produção de boas atividades. Simples assim!

NÃO CUMPRIR COMPROMISSOS: se você precisa entregar um trabalho em uma data
definida, você deve entregar, nada menos do que isto. Não cumprir prazos é
fatal para um profissional. Não tem tempo? Não gosto e não quero ouvir esta
desculpa "furada". Se não há tempo durante o horário normal, faça de
madrugada, mas faça!

Ensinar a trabalhar! Talvez seja a peça que está faltando no currículo das
escolas e dos MBAs, no treinamento das empresas e nas conversas entre pais
e filhos.

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