radio gosoel

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Como as maiores empresas do mundo estão usando as redes sociais

Confesso que às vezes fico saturado de ouvir falar em social media. No meio de tanta informação, fica difícil achar conteúdo consistente sobre como utilizar essas ferramentas para aumentar vendas, fortalecer marcas e estreitar laços com o consumidor. Segundo o iStrategy, empresas que investiram em redes sociais em 2009, aumentaram suas vendas em até 18% contra -6% da média do mercado.

No começo do boom das redes sociais –que começou lá nos Estados Unidos com o Facebook e depois explodiu com o Twitter–, os cases que tínhamos eram de micro e pequenas empresas que alavancaram suas vendas conquistando fãs através da internet. Isso porque pequenas empresas são mais ágeis, flexíveis e possuem verba limitadíssima de marketing. Podem experimentar mais e podem levar ideias à prática muito mais rápido que as grandes. Demorou algum tempo até que empresas maiores enxergassem esses canais como mídia — fato acelerado em função da crise econômica.

É raro, mas sempre que vejo cases ou dicas interessantes sobre social media & marketing procuro comentar aqui no Pequeno Guru. É o caso deste post e o objetivo da conferência iStrategy 2010 que acontecerá no 2º semestre em quatro cidades diferentes ao redor do mundo, onde os executivos de marketing mais poderosos do planeta explicarão o que suas empresas estão fazendo nas mídias sociais. Além de abordar outros assuntos como tendências de consumo, mensuração de capital social, criação e aplicação de novas formas de comunicação e como levar os internautas para sua loja.

Mas como as maiores empresas do mundo estão se comportando na internet? Afinal, rede social é coisa de empresa pequena ou as grandes, mesmo com suas verbas astronômicas de marketing, também podem obter bons resultados? O blog do iStrategy fez um panorama utilizando como base as 100 maiores empresas da lista da Fortune. [A título de curiosidade, apenas 3 empresas estão na América Latina, 48 na Europa, 29 nos EUA e 20 na Ásia.]

•Das 100 maiores empresas, 33% possuem blog corporativo
•50% possuem canal no YouTube
•54% tem página no Facebook
•65% estão no Twitter
•Empresas americanas são as que mais utilizam (exceto blogs)
•Empresas asiáticas são as que menos utilizam (exceto blogs)
•O canal preferido das empresas asiáticas são definitivamente os blogs
•21 empresas não utilizam nenhuma das ferramentas citadas
•20 empresas utilizam todas as quatro
•Média de postagens: 27 tweets, 10 videos por mês, 3 posts por semana no Facebook e 7 por mês no blog
Com base nesses dados, percebemos que o Twitter é a ferramenta mais utilizada entre todas as redes sociais. Em um comportamento muito semelhante aos das pequenas empresas 1 ou 2 anos atrás. Mas se antes isso poderia ser encarado como “modinha” ou perda de tempo, ficou evidente de que essas ferramentas vieram pra ficar seja de que tamanho for a empresa.

texto copiado do blog pequeno guru

Um comentário:

  1. Nelson quero te agradecer por esta seguindo o vivendo pela palavra, seja bem-vindo!! Amigo só quero te pedi um favor vc esta seguindo e não tem foto, hoje olhando os seguidores vi seu nome, se puder colocar uma foto que fica mais fácil te encontrar. Fica na paz e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir